Picture
DICA VERDE

Bom para o AMBIENTE e ajuda a poupar nos gastos (elevados) de tinta/toner em casa ou na firma:

Sabe que pode imprimir os seus documentos de texto mais ecológicamente?

Escolhendo um tipo de LETRA ECOLÓGICO (Ecofont), poupa até 25% de tinta na impressão de documentos – Saiba tudo no site www.ecofont.com e faça o download grátis em:

http://www.ecofont.com/pt/produtos/verde/fonte/baixar.html

Ecofont na imprensa mundial:

ABC News http://abcnews.go.com/Technology/story?id=6515553&page=1

USA Today

http://www.usatoday.com/tech/news/2008-12-22-ecofont_N.htm?loc=interstitialskip

NATIONAL GEOGRAPHIC

http://blogs.ngm.com/blog_central/2009/08/holey-grail.html

THE TIMES

http://technology.timesonline.co.uk/tol/news/tech_and_web/microtrends/article5452371.ece

EL PAÍS

http://blogs.elpais.com/eco-lab/2010/03/una-reinvencion-del-vater.html

 
Picture
- Peeling anti-manchas - mais indicado para pele seca:

- 1 chávena (de chá) de feijão-branco cozido
- 1 colher (de café) de azeite de oliva
- 1 colher (de café) de açúcar refinado

Bata o feijão cozido no liquidificador. Adicione o azeite e o açúcar. Aplique o peeling sobre a pele limpa. Deixe agir por 30 minutos. Para retirar, umedeça os dedos na água e faça movimentos circulares pelo rosto.

 
Picture
2ª Receita - Máscara para combater manchas no rosto

É preciso:

- 1 pepino
- 1/2 litro de água fervida 
- 20 colheres (de café) de camomila 

Ferva a água. Verta sobre a camomila e deixe ca. 10 min. em infusão; filtre.
Em seguida, bata o pepino com a infusão de camomila.
Deixe arrefecer um pouco (para não se queimar), e aplique no rosto limpo; deixe actuar ca. 30 minutos.
Retire com água.

(
Fonte: PortalFeminino br.)
 
Picture
1ª Receita - Para limpar a pele e remover impurezas 
    
   É preciso
:

- 2 colheres (sopa) de flocos de aveia
- Mel puro
- 1 pacote de gaze

Sobreponha três compressas de gaze e coloque a aveia no centro. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme.
Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo, durante cinco minutos.
Depois, lave a pele com água e, em seguida, espalhe um pouco de mel, deixando actuar por 15 minutos.
Por fim, lave a pele com água.

(Fonte: Paula Cabral, dermatologista e nutróloga /PortalFeminino br.)





 
Picture
Mesmo com todos os avanços da medicina estética, muitas mulheres ainda preferem confiar nos segredos da natureza a investir em tratamentos sofisticados, caros, mas que podem não dar certo. Os cremes caseiros também não são infalíveis – porém, a própria ciência já comprovou que muitas dessas charmosas receitas funcionam de verdade. Tanto que, em pleno século XXI, elas ainda servem de inspiração para a maioria dos produtos vendidos em perfumarias e farmácias.

“As substâncias industrializadas são provenientes das substâncias naturais”, explica a dermatologista e nutróloga Paula Cabral. “A diferença está na conservação e na concentração”.

É por isso que uma misturinha bem preparada, com ingredientes frescos e nas doses certas, pode ser ótima para a pele. O único inconveniente é que é preciso aplicar logo após o preparo, para evitar a oxidação e a deterioração das substâncias. “Não dá para guardar, a não ser que sejam extratos secos como a farinha de amêndoa e o sal marinho, que podem ser usados como esfoliantes”, afirma Paula Cabral.


Quem nunca se atreveu a experimentar, pelo menos já terá ouvido falar de algum desses charmosos segredos de beleza - verdadeiras relíquias de família escondidas nos armários da cozinha!

P.S.: Nos posts seguintes divulgaremos algumas "receitas de cosmética caseira" !

(fonte: PortalFeminino.br)
 
A notícia (Expresso):
Portugueses criam bateria de papel que se carrega com... água
O Centro de Investigação de Materiais (Cenimat) já tinha ficado famoso por criar transístores, ecrãs e memórias em papel. Agora, é a chegada a hora de anunciar o desenvolvimento de baterias de papel que armazenam energia a partir da água

O desenvolvimento das baterias de papel é apenas mais um passo de um projeto que visa desenvolver dispositivos eletrónicos compostos na totalidade por papel e derivados.

De acordo com os investigadores do Cenimat (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa), esta inovação pode ser usada para a produção de tablets, computadores, telemóveis, consolas, ou dispositivos da área da medicina (pacemakers ou pele eletrónica).

De resto, a tecnologia ainda não saiu do laboratório - e tudo indica que outras aplicações serão descobertas quando chegar ao circuito comercial.

As novas baterias de papel podem obter energia a partir do vapor de água que se encontra na atmosfera. A equipa de investigadores liderada por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins refere ainda que o processo de carregamento é automaticamente iniciado nos locais com mais de 40% de humidade na atmosfera (o que acontece na maior parte do ano nos países mediterrânicos).

Pode ver um vídeo = GreenSbeautiful-twitter sobre o desenvolvimento destas baterias inovadoras. 
Quem dita o sucesso é, contudo, a lei do mercado, e não o sucesso  dos investigadores - esperemos que esta idéia pioneira saia mesmo do papel!
.Fontes: ExameInformática/Expresso
Picture
Elvira Fortunato nos laboratórios do Cenimat(Foto Expresso)
 
Picture
Para entrar bem no ANO NOVO, porque não 'recuperar' uma tradição das nossas avós para embelezar os cabelos?
Um truque de beleza de antigamente consistia em usar VINAGRE para lhes dar mais BRILHO; agora pode recuperar esse costume, mas com a vantagem de poder usar o VINAGRE DE FRAMBOESA da Yves Rocher, que , ao contrário do vinagre vulgar, cheira deliciosamente!

É simples:
- Após ter lavado o cabelo com o seu champô habitual, enxague abundantemente.
- Em seguida aplique o VINAGRE DE FRAMBOESA por todo o cabelo.
- Massaje bem e enxague novamente com água em abundância.

Experimente e constacte que OS CABELOS FICAM  mesmo MAIS BRILHANTES !

 (78% = percentagem de satisfação - resultados de teste de utilização realizado em 27 utilizadores ao longo de 4 semanas)
Picture
 
2010 foi consagrado como o Ano Internacional da Biodiversidade pelas Nações Unidas.
A Biodiversidade é a natureza em todas as suas formas, composta por todos os organismos vivos, ou seja todos os ecosistemas com todas as plantas, animais e microorganismos que neles habitam  Também os genes destas espécies e as ligações entre elas. E nós, claro, também fazemos parte da Biodiversidade.
É inquestionável o quanto dependemos da natureza. No entanto, muitas vezes a nossa indiferença perante o meio ambiente tem consequências graves com implicações enormes para o mundo natural e para o nosso futuro. O Homem começou por usar a Biodiversidade retirando da natureza os alimentos necessários à sua subsistência. A seguir à agricultura veio a industrialização e a procura de recursos naturais nunca mais parou. Cada vez mais as actividades humanas, como a agricultura  não sustentável, a urbanização 'selvagem', os transportes, o turismo de massas,  e a pesca excessiva destroem os habitats e algumas espécies.
Algumas ameaças reais:
- As alterações climáticas - as emissões globais de gases com efeito de estufa têm um impacto significativo nas alterações climáticas, ameaçando o planeta com cheias, secas e subida do nível do mar
- Agricultura intensiva - métodos de agricultura não sustentável e uso excessivo de pesticidas podem por em causa o equilibrio natural
- Espécies invasivas - também denominadas de 'alóctones, animais ou plantas que são introduzidas, de forma acidental ou deliberada num local a que não pertencem naturalmente,transformando-se numa ameaça para as espécies autóctones.
O QUE TODOS NÓS PODEMOS FAZER:
Optar por transportes públicos, sempre que o orçamento o permitir optar por alimentos biológicos  e *cosméticos naturais (já são mais acessíveis do que há algum tempo),  reduzir o consumo excessivo de bens materiais, poupar energia, reciclar e usar produtos reciclados,  etc...  Se VALE A PENA?
SIM. Porque TODAS as nossas acções têm um impacto directo na biodiversidade.

eco - NOVIDADES - CTT:
Em todas as 900 estações de Correios, estão (...) disponíveis 15 novas embalagens e sobrescritos com impacto zero nas emissões de carbono. Este novo Correio Verde ecológico introduz novos materiais e uma nova atitude. O plástico-bolha é eliminado nas saquetas e substituído por um acolchoamento feito de resíduos de papel; os sobrescritos passam a ser produzidos em papel 100% reciclado, sem cloro e sem branqueadores ópticos; as tintas, além de ecológicas, passam a ser usadas em menor quantidade. As embalagens passam a ser reutilizáveis até ao limite da sua resistência (muito superior às anteriores) e a sua reentrada no circuito postal, sem número limite de vezes, será facilitada pelos CTT. Assim, deixa de ser necessária a compra de novas embalagens de cada vez que se queira enviar uma encomenda. Basta adquirir uma etiqueta autocolante produzida para esse efeito. As embalagens reutilizáveis são também maiores, para encorajar o seu uso.(...)
(Fonte: www.apdc.pt /
2010-05-05)


*) A marca YVES ROCHER tem desde à muito uma atitide exemplar relativamente à protecção da Biodiversidade.


 
Picture


«A nossa exigência de TRANSPARÊNCIA,
 queremo-la continuada e construtiva.
 

Assim, recusamos comunicar apenas sobre os compromissos assumidos, independentemente de quão irrefutáveis sejam as provas… também queremos apresentar os nossos objectivos, os nossos eixos de progresso, e medir os nossos resultados… para estabelecermos novos objectivos mais ambiciosos!

Dois exemplos muito simples...


-O balanço eco-cidadão, um encontro esperado todos os anos, que presta contas regulares sobre os nossos compromissos a favor do planeta, e apresenta os nossos objectivos de melhoria



-A nova Carta de comunicação relativa às nossas embalagens,
que indica em termos pedagógicos:
• Os principais componentes de origem vegetal em cada fórmula.
• A ausência de componentes animais (excepto o mel e a cera de abelha).
• As vantagens verdes, ou seja a qualidade ambiental do produto ao longo do seu ciclo de vida. Por exemplo: plantas produzidas em Agricultura Biológica, processos de extracção adequada, cartão de embalagem extraído de florestas geradas (reciclado), eco-recargas, etc.»


(Fonte: site Yves Rocher)

 
Picture
 
Picture
CULTURE BIO = UMA NOVA LUZ PARA A SUA PELE

Poderosas, concentradas, benéficas, as fórmulas da Gama Culture Bio contêm até 85% de extractos de plantas biológicas para cuidar a sua beleza ao ritmo da natureza: Passiflora, Calêndula, Sésamo, Oliveira, Agava, Petit Grain, Capuchinha, Hortelã, Ylang-Ylang, Hamamélis, etc...use de manhã e à noite, e sinta-se LUMINOSA!


Os COMPROMISSOS da Cosmétique Végétale Bio Yves Rocher

1. RESPEITO
- Fórmulas naturais em mais de 98%
- Até 85% de extractos vegetais biológicos nas fórmulas

2. EFICÁCIA e PRAZER
- Produtos eficazes, testados sob controlo dermatológico
- Perfumes 100% naturais, exclusivamente à base de óleos essenciais
- Uma qualidade cosmética irrepreensível com texturas muito agradáveis

3. ECO-CONCEPÇÃO
- Uma exigência completa de eco-concepção: redução, na origem, das embalagens (sem plástico de protecção, sem folheto de literatura incluso); embalagens concebidas a partir da madeira naturalmente caída das árvores, impressas com tintas vegetais  
- Uma gama com compensação de carbono : através da Cultura biológica está a contribuir para reduzir o aquecimento climático

4. PRODUTOS com CERTIFICAÇÃO  ECOCERT
- Sem utilização de extractos provenientes de petroquímica, de silicone, de parabeno, de corantes sintéticos

5. PRODUTOS  com garantia de qualidade COSMEBIO
- Cosmebio é a designação de referência em França da cosmética biológica

(Fonte: O LIVRO VERDE DA MINHA BELEZA 2010 - Yves Rocher)

Picture