Picture
A lista abaixo, elaborada pela PETA, enumera produtos que são extraídos dos mais variados animais. Estas substâncias são usadas em cosméticos, apesar de existirem muitas alternativas sintéticas ou de origem vegetal.

Ácido Caprílico (Caprylic Acid)
Ácido líquido e gorduroso do leite de vaca ou cabra. Encontrado em perfumes e sabonetes. Possui derivados, como o Triglicerídeo Caprílico.
Alternativas: fontes vegetais, como óleo de palma e de coco.

Ácidos Graxos Naturais
Pode ser composto de sebo bovino.

Ácido Esteárico (Stearic Acid.)
Gordura de vacas e ovelhas e por vezes também de cães e gatos sacrificados. Na maioria das vezes refere-se a uma substância gordurosa tirada do estômago dos porcos. Pode provocar irritações. Usado em sabonetes, lubrificantes, velas, spray de cabelo, condicionadores, desodorizantes e cremes. Possui diversos derivados, como os estearatos.
Alternativas: o ácido esteárico pode ser encontrado em várias gorduras vegetais, como a noz de coco.

Álcool Cetílico (Cetyl Alcohol.)
Cera encontrada no espermacete (cetina) do esperma de baleias e golfinhos.
Alternativas: Álcool cetílico vegetal (ex: noz de coco), espermacete sintético.

Albúmen, Albumina (Albumen. Albumin.)
Proveniente de ovos, leite, músculos, sangue e vários tecidos e fluídos vegetais. Em cosméticos a albumina geralmente é derivada de claras de ovos e usada como agente coagulante. Pode causar reacções alérgicas.

Almíscar, Almiscareiro (óleo de) (Musk (Oil).)
Secreção seca obtida dolorosamente dos órgãos genitais do cervo almiscareiro, do castor, do rato silvestre e de outros animais. Os gatos selvagens são capturados, mantidos em gaiolas em condições horríveis e são chicoteados ao redor dos genitais para produzirem o odor. Os castores são apanhados em armadilhas e os cervos são caçados com tiros. Este óleo é usado na fabricação de perfumes.
Alternativas: plantas com odor almiscarado.

Aminoácidos (Amino Acids.)
Blocos construtores de proteína em todos os animais e plantas. Usado em cosméticos, champôs, etc. Alternativas: sintéticos e vegetais.

Aminoácido da Seda
Para a produção da seda o casulo é fervido com a larva dentro.

(Mais substâncias a apresentar no próximo POST)


(Fontes/ Referências:
http://www.peta.org

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
http://www.centrovegetariano.org)

 
 
. A acção Braille

«O combate da Marca Yves Rocher foi, desde as suas origens, de democratizar a beleza, de a tornar aberta e acessível a todas aquelas que a desejem...

Porque é que o universo da beleza está apenas reservado às mulheres que vêem?
As mulheres cegas ou com problemas de visão também têm o direito de se sentirem belas, de se sentirem bem consigo próprias.


Porque as necessidades destas mulheres são específicas, mantemos desde 2001 a nossa parceria com a associação HandiCapZéro.»

Desde 2001, o Livro Verde existe também em Braille (disponível em França)

Em 2007, o Livro Verde em versão áudio

Pela primeira vez em 2008, etiquetas para os produtos escritas em Braille (disponível em França)

 

(Fonte: site Yves Rocher)
 
Picture
Don’t worry, be beautiful' as you are

«Basta olhar à sua volta: a beleza tem todos os rostos! Cada mulher é diferente, cada uma tem a sua beleza. E 30 milhões de mulheres têm confiança em nós!
Porque na Yves Rocher, recusamos os estereótipos.


O que queremos...

Valorizar cada personalidade: para que cada mulher seja livre para viver a sua beleza à sua maneira, reinventando-se continuamente, fazendo e desfazendo, e permanecendo sempre 100% ela mesma.

Responder a todos os desejos de beleza das mulheres: natureza, glamour, sexualidade, moda, chique, lúdico... ou tudo ao mesmo tempo!
Diáriamente, aprender a sua nova linguagem, seguir as evoluções das suas expectativas e, se possível, ultrapassá-las!


Inovar continuamente: imaginar respostas únicas e eficazes, gamas de produtos adaptados a cada necessidade, a preços razoáveis : porque, desde sempre, estamos convencidos que a eficácia de um cuidado deve ler-se no rosto, não num rótulo.

Fazer rimar beleza e ecologia: propor produtos que respeitem o ambiente, tanto no seu fabrico como na sua utilização, que permitam às mulheres consumir de outra forma, tendo o planeta em mente. Mas claro que não descuramos a qualidade: pelo contrário. Reduzimos, por exemplo, as despesas de embalagem e de publicidade.»

 (Fonte: site Yves Rocher)
 
Em criança, na sua aldeia natal no coração da Bretanha, Yves Rocher mostra já possuir um olhar único relativamente à natureza. Fascinado por um herbário pacientemente construído por um dos seus avós, observa, melhora os seus conhecimentos, desvenda os segredos de centenas de plantas...

É então que tem uma intuição: o potencial infinito da natureza pode ser uma verdadeira fonte de beleza para as mulheres. Assim, fabrica, no sótão de casa, uma simples pomada à base de uma planta... tratou-se do acto fundador de um novo conceito relativamente ao mercado da cosmetologia, com um sucesso sem precedentes (…)


Os livros 100 plantas, 1000 utilizações,* Viver melhor com a ajuda das plantas**  e Seja autêntica*** são da autoria de Yves Rocher - um empreendedor visionário.


* Editions de la Forêt Neuve, 2003

**Hachette, 1977

*** Hachette, 1977



(Fonte: site Yves Rocher)
 
Cultivador-fabricante-distribuidor

«Desde muito cedo, preocupado com uma qualidade sem falhas para os seus produtos, Yves Rocher escolhe a independência. Em oposição às tendências do mercado, tem como exigência o domínio completo da vida dos seus produtos, desde a planta até à pele: aprovisionamento de matérias-primas, investigação vegetal, concepção, fabrico, distribuição... cada função deve ser criada, controlada e desenvolvida graças ao “savoir-faire” integrado da Marca.

Esta independência é a garantia para as mulheres...
• Da eficácia da cosmética mais avançada
• Da segurança e da qualidadesem concessões dos nossos produtos
• Do mais estrito respeito pelos nossos compromissos em matéria de desenvolvimento sustentável                                                                                                                           • Do conhecimento profundo das necessidades e dos desejos das mulheres, graças ao contacto directo e privilegiado que mantém com elas no seu dia-a-dia (Centros de Beleza, Centro de relação clientes, Conselheiras de Beleza*…)
• Preços acessíveis, sem benefícios para intermediários


Cerca de 50 anos após o começo da aventura, Yves Rocher mantém-se agora e sempre uma empresa 100% independente, um «cultivador-fabricante-distribuidor» animado pela sua visão pioneira em tornar a beleza através das plantas acessível a todas as mulheres. O espírito que o anima perpetuou-se pela sua família através de três gerações de empreendedores-criadores.» 

*) Em Portugal

 

(Fonte: site Yves Rocher)
 
Por cada produto comprado numa campanha recente da Yves Rocher (24.05-11.06.10), FOI PLANTADA UMA ÁRVORE !
Árvores plantadas até 23.04.2010: 8.690.866
Objectivo: 50 milhões de árvores plantadas !

Picture
 
«A Terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste.»
(Autor: Saint-Exupéry )


La Gacilly – O berço da Yves Rocher 
"Em 1959, a minha aldeia começava a ficar sem pessoas. Eu só pensava numa coisa : como conseguir inverter essa situação? Do sótão que me servia então de laboratório, voltei-me para a criação da minha empresa virada para a natureza e para a beleza das mulheres..." Yves Rocher, criador da Cósmetique Végétale ®

A aventura de Yves Rocher, é também a aventura da sua aldeia natal: La Gacilly. Foi nesta pequena povoação no coração da Bretanha que Yves Rocher escolheu, num verdadeiro acto militante, fundar e desenvolver a sua empresa. (...)

Todos os anos, milhares de visitantes calcorreiam as suas vielas floridas, à descoberta de artesãos de arte e do seu “savoir-faire”, do Vegetarium e dos segredos do mundo vegetal, das mais de 1000 espécies de plantas do Jardim Botânico, das fotografias em tamanho natural do Festival, ou simplesmente, dos locais industriais da Marca.

A Fundação Yves Rocher


Institut de France

«A Yves Rocher compromete-se ao lado da natureza e do Homem graças à sua fundação, criada em 1991 e colocada sob a égide do Institut de France desde 2001.
O objectivo da Fundação?
Participar na elaboração de um mundo mais verde partilhando com mulheres e com homens de boa vontade a implementação de acções concretas a favor do ambiente.»


AS ACÇÕES DA FUNDAÇÃO:

O prémio Terre de Femmes
Recompensou, desde 2001, mais de 165 premiadas em 11 países que actuam a favor da natureza e do bem-estar de todos.


Festa da natureza
800 alunos, enquadrados por 50 animadores encontram-se todos os anos em La Gacilly para celebrar a Natureza.


O prémio Terra Ficaria
Distingue anualmente, desde 2004, um investigador relativamente ao estudo do mundo vegetal.


Jardins históricos
Mais de 20 jardins botânicos, históricos e medicinais são criados e mantidos através deste programa de conservação do património.


(Fonte: site Yves Rocher)