Picture
A alface é um ingrediente básico em quase todas as  saladas, sobretudo no Verão, da simples e tradicional SALADA MISTA a muitas e coloridas variantes (a nossa imaginação é o limite na escolha dos ingredientes), em que partilha o protagonismo com outros membros da família dos vegetais. Pouca gente sabe contudo, que também é excelente como ingrediente principal em sopas, por exemplo, em vez das tradicionais couves.
 Aqui fica uma receita: http://www.vaqueiro.pt/receitas/detalhe/907/sopa-de-alface-portuguesa, para quem nunca experimentou. Atreva-se, e vai adorar!
Curiosidade: Para além dos benefícios mais conhecidos (poucas calorias, elevado teor de minerais e vitaminas), a alface é um sedativo natural – o talo da alface contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero que os romanos já utilizavam para dormir bem depois dos grandes jantares e que deu origem ao lactucarium, um popular sonífero e hipnótico do século XIX que se tomava como substituto do ópio sem provocar adição.

Dica: Se tiver dificuldade em adormecer, coma uma salada de alface ao jantar, deixando algumas com talos mais grossos.
Caso pretenda algo mais forte, sem ter de recorrer a medicamentos, coza os talos cortados e deixe-os ferver durante 15 minutos e tome a infusão quente antes de dormir.
Este caldo do talo de alface também funciona como análgésico local, pois é benéfico para acalmar queimaduras, golpes e, de uma forma geral, qualquer zona dorida.

(Fonte: www.sodietas.com)